domingo, 30 de setembro de 2012

Frações: ideias e atividades

Postado por Dry Santos às 20:10 0 comentários

Minha turma está com grandes dificuldades em fração. No quarto ano (hoje eles estão no quinto), eles tiveram toda a construção da fração e nesse ano eles devem apreender os tipos e as operações com frações. Porém, é impossível que eles adquiram o conhecimento destes conceitos se não está bem clara a construção do conceito de fração. Com isso, percebi agora a necessidade de trabalhar com o material concreto para retomar o conceito e para trabalhar estes novos. Segue abaixo, ideias e atividades que encontrei internet afora. Se você é autor de algum material, por gentileza, me passe os créditos, pois muitos não o possuem. Espero que gostem e aproveitem tanto quanto eu. :)

*Livro sobre fração. 
(clique na capa para ver detalhes sobre o livro)




* Jogo usando frações


* Uso de material concreto (clique aqui para ver)




* Ensinando frações (um pouco da história, usos...)


* Atividades em folha:






Beijo grande,
Endryelle Santos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aniversário, docência e as maravilhas de ser professor

Postado por Dry Santos às 21:46 0 comentários

É certo que ser docente é difícil, complexo, complicado, cansativo, estressante e por aí vai. Somos mal-pagos, desvalorizados e responsabilizados por boa parte dos problemas em sociedade. Mas vá lá, temos vantagens na docência que em muitas outras profissões não há probabilidade de se ter. O prazer de ensinar, a participação no processo de ensino-aprendizagem acontecendo, encontrar alunos anos depois seguindo a carreira... 
O que vim registrar aqui é o fato do reconhecimento por parte dos alunos. Isso ocorre diariamente, entre cartinhas de alunos, sorrisos, abraços, palavras de carinho, eles se lembrarem de ti por que viram tão coisa... No meu caso, isso ocorre sempre, mas um fato isolado me deixou extremamente feliz e muito emocionada. Terça, dia 25 de setembro, completei 22 anos. Tirei folga na segunda, para aproveitar o feriadão e curtir um pré-aniversário (apesar de que isso se constitua em estudar e ir na aula à noite, rs). Quando fui trabalhar na terça, logo de cara me deparo com abraços carinhosos, bons desejos e um presente de aniversário da minha amiga secreta (lá na escola chamamos de anjo). Porém, meus alunos estavam estranhos, poucos me parabenizaram. Na hora, pensei que fosse só esquecimento, vergonha... Nada de mais. Na troca de turmas, que ocorre no recreio, fiquei extremamente irritada com os alunos que ainda não estavam na fila, sendo que já havia dado o sinal há 5 minutos e a sala estava trancada por dentro. Veja bem... Minha aluna pede que eu abra a porta e muitos dos alunos estão em sala, com ela toda organizada com balões, cartaz de feliz aniversário das princesas, brigadeiros, bolo, pastel, refrigerantes, uma cesta de presentinhos...Uma festa! Muito bem organizada e feita por eles. Foi muito bacana! Até agora estou emocionada com a situação. Minha aula da noite até rendeu, mesmo sendo meu aniversário e eu ter de apresentar um trabalho. Ontem, dia 26, quando vou trocar de turma, novamente, desta vez para ir para a turma 52, meus alunos somem... De novo! E lá estavam eles, bem organizados, dentro da sala, com uma outra festa para mim! Mais um dia de balões, doces, presentinhos, salgados, música e muito carinho. 
Resolvi registrar por aqui, para que não se perdesse no tempo, no esquecimento. Já que não tenho fotografias para eternizar o momento... E, também, por que numa conversa com uma colega sobre as festas, ela chegou e disse: - Não adianta, né?! Essas coisas só acontecem assim na educação. É por essas e outras que a educação ainda é bela. Fiquei com esse pensamento e resolvi partilhar. O trabalho com seres humanos, com desenvolvimento, é sempre gratificante. Não há nada que "pague" todo esse sentimento. Por isso, ainda acredito na educação, no seu poder de transformação, na sua beleza...

Voa, passarinho voa...

Postado por Dry Santos às 21:28 0 comentários
Molde + modelo:



Resultado final (turma 52):


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Identidade e diferença

Postado por Dry Santos às 17:57 1 comentários

Olá! Conforme solicitado pela professora da disciplina Ensino e Identidade docente, hoje postarei sobre identidade e diferença. A atividade consistia em produzir um texto acerca do texto "Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais" dos autores Stuart Hall e Kathryn Woodward ou construir um mapa conceitual. Decidi pelo mapa conceitual por ser um desafio já que nunca o fiz. Confesso que foi um tanto complicado, mas fiquei feliz com o resultado. Resolvi fazê-lo à mão mesmo, já que para organizar as ideias, prefiro assim.
(clique para ampliar)

Como vocês podem perceber, Identidade está ligada intimamente à diferença, já que delimitamos aquilo que somos também por aquilo que não somos e pelo que somos diferentes dos outros. Para falarmos de identidade, é impossível não relacionarmos à história, ao social e aos sistemas simbólicos. Através de nossa história, construímos nossa identidade, bem como criamos novas ao rever nosso passado. As questões sociais são muito importantes na construção e definição da identidade: gênero, etnicidade, nossos graus de parentesco, nossas condições sociais e materiais; todos esses aspectos se somam em nossa identidade. É através dos sistemas simbólicos que nossa identidade tem sentido e por nossa identidade criamos representações e marcamos simbolicamente nossas diferenças. Há, também, as diferenciações dependendo do nível (individual/coletivo) e das dimensões (local/ regional/gênero, etc.).

Acredito que a tirinha aborda bem alguns dos aspectos de nossas identidades: a questão de gênero, mudanças sociais e históricas, diferenças, dimensão... Se houver alguma dúvida acerca do mapa ou até mesmo da explicação, é só deixar um recado nos comentários que eu responderei com prazer. :)

Um ótimo final de semana! 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Trajetória docente

Postado por Dry Santos às 21:05 2 comentários
Olá! Extremamente envergonhada, estou aqui postando o primeiro vídeo deste blog (e acredito ser o último, rs). A apresentação da trajetória docente é um exigência da disciplina "Ensino e identidade docente" e a tímida aqui decidiu gravar este vídeo (com muitos erros e sem cortes). Espero que dê para entender tudo o que eu quis passar, pois eu acabo falando de mais e me detenho em detalhes que não são importantes, sorry

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Welcome, spring!

Postado por Dry Santos às 18:54 1 comentários




Na aula de artes dessa semana, para iniciarmos de maneira deivertida e artística a primavera (assim como para diminuirmos o estresse da semana de provas), faremos essa mimosa borboleta. Guardanapo de papel, prendedor, hidrocor e um pincel... Mais simples impossível! E é tão delicada!

 

Docência em foco Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos