Olá! Conforme solicitado pela professora da disciplina Ensino e Identidade docente, hoje postarei sobre identidade e diferença. A atividade consistia em produzir um texto acerca do texto "Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais" dos autores Stuart Hall e Kathryn Woodward ou construir um mapa conceitual. Decidi pelo mapa conceitual por ser um desafio já que nunca o fiz. Confesso que foi um tanto complicado, mas fiquei feliz com o resultado. Resolvi fazê-lo à mão mesmo, já que para organizar as ideias, prefiro assim.
(clique para ampliar)
Como vocês podem perceber, Identidade está ligada intimamente à diferença, já que delimitamos aquilo que somos também por aquilo que não somos e pelo que somos diferentes dos outros. Para falarmos de identidade, é impossível não relacionarmos à história, ao social e aos sistemas simbólicos. Através de nossa história, construímos nossa identidade, bem como criamos novas ao rever nosso passado. As questões sociais são muito importantes na construção e definição da identidade: gênero, etnicidade, nossos graus de parentesco, nossas condições sociais e materiais; todos esses aspectos se somam em nossa identidade. É através dos sistemas simbólicos que nossa identidade tem sentido e por nossa identidade criamos representações e marcamos simbolicamente nossas diferenças. Há, também, as diferenciações dependendo do nível (individual/coletivo) e das dimensões (local/ regional/gênero, etc.).
Acredito que a tirinha aborda bem alguns dos aspectos de nossas identidades: a questão de gênero, mudanças sociais e históricas, diferenças, dimensão... Se houver alguma dúvida acerca do mapa ou até mesmo da explicação, é só deixar um recado nos comentários que eu responderei com prazer. :)
Um ótimo final de semana!
1 comentários:
Oi querida,
a o mapa e a síntese ficaram ótimos e a tirinha ilustra algumas as representações sociais de forma muito evidente.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
Postar um comentário